Senado decide sobre a prorrogação da LGPD para janeiro/2021.

O Senado decidiu hoje pela prorrogação da lei geral de proteção de dados - LGPD para janeiro/21 e suas sancões para agosto /2021. A decisão tramitará para a Câmara de Deputados, se aprovada será submetida à sanção presidencial.
Contudo, é importante que as empresas que ainda não iniciaram o processo de implementação comecem e aquelas que já estão com o processo de implementação da LGPD, continuem.
Janeiro está logo ali e tudo o que envolve um processo de implementação carece de tempo, de trabalhos e de engajamento.
É importante que as empresas avaliem seus processos internos sob o aspecto dos princípios consagrados na LGPD, que são os seguintes: finalidade, adequação, necessidade, acesso livre, qualidade dos dados, transparência, segurança, prevenção, não discriminação e responsabilização.
É hora de agir e usar o tempo a favor.
A LGPD é sinônimo de segurança jurídica. Segurança jurídica fomenta negócios, atraí investimentos, possibilita créditos e torna uma empresa muito mais competitiva no mercado.
Não obstante o cenário de crise que demanda medidas urgentes, as boas práticas em compliance e a governança corporativa são absolutamente relevantes.