Visualizações 475

Boas Práticas para o Uso de Equipamentos Corporativos

Boas práticas para o uso de equipamentos corporativos

Os equipamentos corporativos, ou seja, aqueles que são disponibilizados para o trabalho devem ser usados de forma segura e zelosa. Aqui, iremos nos dirigir especialmente aos computadores, celulares e outros recursos eletrônicos que são utilizados durante as atividades profissionais, dentro ou fora da empresa.

Leia este artigo, faça uma auto avaliação e descubra se você utiliza os equipamentos corporativos de forma segura.

Aproveite para descobrir e compartilhar boas práticas para o uso de equipamentos corporativos.      

Uso consciente dos equipamentos corporativos

Em primeiro lugar, reflita sobre o que é utilizar um equipamento de trabalho de forma consciente, e, portanto, segura.

Antecipadamente, vale ressaltar que, embora o equipamento ou dispositivo seja da empresa, você, como usuário ou usuária, deve ser responsável ao utilizá-lo, observando as diretrizes, políticas e normas determinadas pela organização, desta forma explica-se objetivamente o que é usar tais ferramentas de trabalho de forma consciente e, consequentemente, segura.

Sob o mesmo ponto de vista, os equipamentos e dispositivos fornecidos pelo empregador servem, exclusivamente, para atender as necessidades de seus gestores e colaboradores, no exercício de suas atividades profissionais. Assim, esse compromisso deve ser reforçado constantemente. 

Dicas para aumentar a segurança dos equipamentos de trabalho

Encontre abaixo algumas ações e comportamentos que devem ser incorporados no seu dia a dia, para aumentar a segurança de dados e informações:  

  1. Adote senhas fortes e únicas para cada dispositivo e contas que utilizar e substitua sua senha a cada dois ou três meses;
  2. Mantenha os softwares e sistemas sempre atualizados;
  3. Redobre o cuidado com o celular corporativo, certifique-se que ele tenha recursos de proteção, como senha e biometria;
  4. Não deixe computador ou equipamento no interior do veículo.
  5. Use a internet de forma segura, por exemplo, jamais baixe arquivos de fontes não confiáveis ou clique em links suspeitos;
  6. Respeite a privacidade dos dados e informações que lhes são confiados ou daqueles classificados como “confidenciais” pela empresa;
  7. Use os equipamentos para fins estritamente profissionais e dentro dos limites definidos pela empresa. Por exemplo, evite a instalação de programas não autorizados ou acesse conteúdo impróprio;
  8. Adote a autenticação de dois fatores, apesar de não é um método infalível, é uma ótima barreira de prevenir que intrusos acessem as suas contas online. 
  9. Siga as políticas e diretrizes estabelecidas pela organização em relação ao uso dos equipamentos corporativos, como horários de acesso, uso de recursos da rede e armazenamento de dados;
  10. Use redes Wi-Fi seguras, evite se conectar a redes Wi-Fi públicas;
  11. Faça backups de seus arquivos e dados importantes, regularmente.

Em conclusão, é importante ressaltar que você é responsável por suas ações ao utilizar os equipamentos corporativos. Isso se deve ao fato de que seu uso inadequado pode acarretar consequências negativas tanto para você quanto para a organização.

Conheça os Riscos do Mau Uso do Equipamento Corporativo

Riscos ao sistema operacional

Quando as boas práticas e as normas de segurança da organização relacionadas ao uso seguro de equipamentos de trabalho não são cumpridas, consequentemente os equipamentos corporativos ficam vulneráveis às ameaças cibernéticas que podem afetar as operações da empresa. Neste caso, de nada adianta todo investimento tecnológico, pois isso cairá por terra diante de uma ação humana, intencional ou, igualmente, em razão de um descuido. Pense nisso! 

Comprometimento da eficiência e qualidade

Além do risco tecnológico, que pode afetar o sistema operacional da empresa, o mau uso do equipamento de trabalho, por exemplo, quando você utiliza com frequência, aplicativos de mensagens para fins particulares ou aplicativos de jogos, pode prejudicar a sua concentração e, consequentemente, a sua produtividade.

Vazamento de dados e informações confidenciais

Equipamentos corporativos usados de maneira insegura ou inadequada fora do ambiente de trabalho, como, por exemplo, em locais públicos ou redes Wi-Fi não seguras, potencializam o risco de vazamento de dados e informações, o que pode ser desastroso para a empresa, considerando a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Portanto, guarde esses exemplos de mau uso do equipamento corporativo e, finalmente, tenha em mente que qualquer situação de dúvida ou incidente de segurança, seja uma ameaça real ou uma suspeita, deve ser reportada imediatamente à área de TI da sua empresa. Isso permitirá que eles ajam rapidamente para solucionar o problema e trabalhem na prevenção de novas ocorrências.

A importância do treinamento corporativo – a sua equipe preparada

Os treinamentos animados e gamificados da TothBe sobre “Segurança da Informação” e “Engenharia Social” são perfeitos para conscientizar e engajar a sua equipe, pois ajudam a fortalecer a cultura de prevenção à ataques cibernéticos que toda empresa está exposta. 

Conheça o nosso treinamento de Segurança da Informação acessando o link: https://www.tothbe.com.br/treinamento-seguranca-da-informacao/

Fale com a gente pelo e-mail: contato@tothbe.com.br    

 

Compartilhe esse post

Veja outros posts:

Venha fazer nossos treinamentos e abra os horizontes da sua empresa.

Gostaria de conhecer nossas soluções em treinamentos corporativos? Preencha o formulário e nós entraremos em contato.

Av. Paulista 807 - São Paulo, SP - 01311-100
Telefone: (11) 5199-1707 / Celular: (11) 99999-6681
Email: ​contato@tothbe.com.br

Formulário:

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Como podemos te ajudar?