Visualizações 84

Palestra ou Treinamento? É hora de decidir.

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e competitivo, o desenvolvimento contínuo de habilidades tornou-se essencial para que empresas e profissionais possam se desenvolver. Nesse contexto, surge a dúvida na hora de decidir e contratar: Palestra ou Treinamento? – É hora de decidir! 

Desde já, é importante informar que neste artigo estaremos nos referindo a qualquer modalidade de entrega de palestra ou treinamento, quer sejam no formato online ou presencial. 

Queremos também deixar registrado antecipadamente que reconhecemos, igualmente, o valor de uma boa palestra e de um treinamento de qualidade, pois consideramos que ambos são iniciativas corporativas extremamente válidas, contudo, para atender objetivos distintos. Assim, ao optar por um ou outro é fundamental ter, antes de tudo, um objetivo claro, como veremos adiante. 

Palestra ou Treinamento? Eis uma dúvida importante para muitos líderes empresariais. Se você já viu esse “filme”, este artigo poderá ser extremamente útil para você. 

Qual é o objetivo da sua empresa?   

Sempre que o objetivo da organização for apenas de informar, motivar ou despertar o interesse dos colaboradores sobre determinado tema, uma palestra pode ser a escolha mais apropriada.

No entanto, se o objetivo for conscientizar e capacitar seus colaboradores para que possam aplicar o conhecimento de maneira a moldar a cultura organizacional, então o treinamento se apresenta como a opção mais vantajosa.

Em outras palavras, se o objetivo for preparar todos os colaboradores, capacitando-os para implementar o que aprenderam e contribuir para um desenvolvimento contínuo, além de garantir a segurança jurídica da empresa para que ela esteja em Compliance, a decisão mais lógica é optar pelo treinamento!   

Agora, passaremos a explorar mais em detalhes a essência de cada uma dessas ferramentas de desenvolvimento profissional e descobrir como podem impactar o crescimento e a performance de uma empresa. 

A diferença entre Palestra e Treinamento:

Existem, a princípio, várias diferenças entre essas duas abordagens de aprendizado. Portanto, sempre antes de decidir qual modalidade melhor atende às necessidades específicas das equipes e objetivos organizacionais, é preciso ter em mente “onde se quer chegar”.

Embora ambas as abordagens empreguem técnicas eficazes, quando se trata de promover um aprendizado duradouro e abrangente, os treinamentos, especialmente os oferecidos em plataformas de EAD, se destacam por ser uma solução incrível e, além de tudo, prática e segura!

Evidências e Segurança Jurídica: 

A segurança jurídica, embora ainda não seja, deveria ser uma das principais preocupações das empresas. Em muitos setores, especialmente aqueles com regulamentações rígidas, como saúde, segurança e conformidade, a realização de treinamentos regulatórios é obrigatória!  

Nesse sentido, ainda que as palestras possam fornecer informações valiosas e fomentar a curiosidade sobre um determinado tema, podem não atender aos requisitos legais, deixando a empresa constantemente vulnerável a penalidades e outros desdobramentos indesejáveis.

Ao passo que os treinamentos garantem que todos os colaboradores tenham acesso ao conteúdo necessário para cumprir as normas, oferecendo evidências precisas de conclusão e processos de avaliações para comprovação que podem ser apresentadas como prova de que a empresa cumpre e faz cumprir a legislação aplicável, quando isso se fizer necessário. 

Acesso e Flexibilidade: 

As palestras ocorrem em um único momento, os treinamentos, contudo, oferecem flexibilidade de acesso. Logo, os colaboradores podem participar no momento que for mais conveniente, evitando, assim, conflitos de agenda e impacto na produção, garantindo que mesmo aqueles colaboradores em gozo de férias ou ausentes no momento da palestra, possam acessar o conteúdo ao retornarem ao trabalho. Além disso, novos funcionários podem receber treinamento imediatamente após a sua contratação, garantindo-se, assim, que todos estejam alinhados com os padrões da empresa desde o início. Empresas que tem um turnover expressivo, devem refletir sobre isso.    

Interatividade e Aplicabilidade Prática: 

Enquanto as palestras em regra, são passivas, os treinamentos incentivam a aplicação prática do conhecimento, permitindo que os colaboradores pratiquem habilidades. Os treinamentos aplicados em plataforma EAD, por exemplo, oferecem recursos interativos, como a gamificação, que aumentam a participação e a retenção de informações relevantes. Ao incorporar o lúdico e técnicas de gamificação ao treinamento, eles ficam mais envolventes, promovendo um maior engajamento da equipe. 

Assertividade e Retenção de Informações: 

Cada empresa possui características próprias e distintas que a tornam única. Nesse sentido, o ideal e que o conteúdo oferecido seja assertivo. Essa abordagem não apenas aumenta a retenção do aprendizado por parte dos colaboradores, mas igualmente maximiza os efeitos positivos a curto, médio e longo prazo, auxiliando no alcance dos objetivos organizacionais. 

Mudança de Comportamento e Aprofundamento de Tópicos: 

O objetivo final do treinamento é sempre o de promover uma mudança de comportamento e desempenho, afinal, eles são elaborados para promover uma aprendizagem mais profunda e duradoura, permitindo que os colaboradores avancem no seu próprio ritmo e revisitem o material sempre que necessário. Isso facilita a assimilação do conhecimento e a aplicação prática no ambiente de trabalho.  

Acompanhamento do Progresso e Governança: 

Uma plataforma EAD, é ainda um capítulo à parte que merece ser valorizado, pois oferece recursos avançados de acompanhamento de progresso e feedback personalizado. Como resultado, quando o treinamento é aplicado neste formato, os gestores podem monitorar o desempenho de cada colaborador, identificar áreas de melhoria e fornecer orientação individualizada.  

Feedback dos Colaboradores: 

A abordagem do treinamento acelera o desenvolvimento de habilidades dos colaboradores. Por essa razão, é valioso para a empresa, receber o feedback dos seus colaboradores, conhecendo o nível de satisfação deles e utilidade atribuídas por cada participante.

Custo-Benefício:

Finalmente, ao fornecer um treinamento aos colaboradores, é essencial descobrir se a iniciativa teve reflexos positivos, ou seja, se gerou os resultados almejados pela empresa, este é o ROI – retorno obtido com o investimento, que se baseia em critérios de avaliação pré-definidos.

Em conclusão, embora as palestras tenham seu lugar no processo de aprendizagem, os treinamentos oferecem uma abordagem mais abrangente e eficaz para o desenvolvimento de habilidades. E, além disso, oferecem segurança jurídica, flexibilidade, interatividade e acompanhamento personalizado. Os treinamentos capacitam as equipes ao mesmo tempo que impulsionam, certamente, o sucesso de uma organização.

Quer saber mais sobre treinamentos corporativos e sua eficácia? Nos consulte através de nossos canais de atendimento. Desejamos que a sua empresa seja a nossa próxima cliente!

 
 
 
 
 
 

Compartilhe esse post

Veja outros posts:

Contrate os nossos treinamentos e amplie os horizontes da sua empresa.

Gostaria de conhecer nossas soluções em treinamentos corporativos? Preencha o formulário e nós entraremos em contato.

Av. Paulista 807 - São Paulo, SP - 01311-100
Telefone: (11) 5199-1707 / Celular: (11) 99999-6681
Email: ​contato@tothbe.com.br

Formulário:

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Como podemos te ajudar?