Visualizações 59

Por que investir no Código de Ética e Conduta

Em muitas empresas, o Código de Ética e Conduta segue esquecido, negligenciado e não raramente é visto como mera formalidade. O documento é valioso, porém, muitas vezes é deixado em algum canto esquecido. Alguns já ouviram falar sobre ele, enquanto outros desconhecem a sua existência e propósito.

Aproveitando os termos atuais, surge a questão: o que acabo de descrever é fato ou é fake na sua empresa?

O presente artigo, antes de tudo, é um convite para se avaliar o grau de importância que está sendo atribuído ao Código de Ética e Conduta e como este documento se integra à cultura empresarial.

Certamente, cumprir as diretrizes do Código de Ética e Conduta é questão de sobrevivência para as organizações, que precisam reconhecê-lo como um verdadeiro guia para o seu sucesso e longevidade.

Assim também, iremos destacar os riscos associados à sua negligência, apresentando soluções práticas para garantir a sua eficácia.

Leia este artigo até o final e descubra por que investir no código de ética e conduta.

Para que serve o Código de Ética e Conduta

Primeiramente, faz-se necessário descobrir a efetividade prática do Código, ou seja, de que forma as atividades do cotidiano de trabalho dos colaboradores devem ter total conexão com o que está estabelecido no documento.

O Código de Ética e Conduta é, certamente, a expressão concreta dos princípios éticos e das normas de comportamento que uma empresa valoriza e defende. Assim, é verdadeiro afirmar que o código molda a cultura corporativa, promovendo a integridade e a responsabilidade em todos os níveis da organização.

Para firmar esse entendimento, repare nesse exemplo: Ao desejar preparar um prato especial, é preciso recorrer à sua receita para saber o que deve ser feito. Ao fazer isso, afasta-se a possibilidade de fracasso no resultado que vai para o prato. Da mesma forma ocorre com alguém, que agindo em nome da empresa, se vê no meio de um dilema ético. Nesta situação, a pessoa, que pode ser o colaborador ou terceiro, deve imediatamente consultar o Código de Ética da empresa, para saber como agir diante da situação concreta, sempre visando proteger a empresa.

Quem deve conhecer e aplicar o Código de Ética e Conduta

O Código deve ser observado por todos, sem exceção, porque ele contém as diretrizes que devem orientar as relações mantidas em nome da empresa, dentro ou fora dela, quer seja com um particular, que seja com um agente público.

Código de Ética e Conduta Empresarial: Da Gaveta para a Mentalidade dos Colaboradores

No entanto, é preocupante notar que muitas empresas ainda não adotaram um Código de Conduta ou não o consideram uma prioridade e o documento que é a “alma da organização”, fica restrito às gavetas, intranet, site ou quadro de aviso da empresa.

Portanto, o desafio será o de fazer com que o Código de Ética e Conduta seja o manual do colaborador, mas, para isso, ele precisa ser compreendido, de fato.

Por essa razão é absolutamente necessário conscientizar a todos sobre a sua real importância para colocá-lo em prática. Ignorar o código pode levar a decisões imprudentes e comportamentos antiéticos, colocando em risco a credibilidade da empresa e a continuidade do negócio.

Atualização e Implementação do Código de Ética e Conduta

O Código não é um documento estático, portanto é fundamental que ele seja elaborado com a participação de todos na empresa e atualizado regularmente para refletir as mudanças no ambiente de negócios e na legislação. Investir em programas de treinamento de conscientização é essencial para garantir a sua eficácia.

Por que investir no Código de Ética e Conduta

As consequências de negligenciar o Código de Ética e Conduta podem ser sérias. Se alguém age em nome da empresa, em desacordo com as diretrizes estabelecidas, significa deixar a organização em situação de vulnerabilidade a toda sorte de riscos, a exemplo de litígios, multas, danos à reputação e à marca.

A falta de conformidade ética, além de abalar a confiança no colaborador ou terceiro que agiu indevidamente, pode minar a confiança dos clientes e investidores, afetando negativamente o sucesso e a sustentabilidade dos negócios.

Você já sabe por que investir no Código de Ética e Conduta.

Agora saiba como estimular o interesse de colaboradores e parceiros sobre o Código de Ética e Conduta

Diante dos desafios mencionados, é preciso garantir a eficácia do Código de Ética e Conduta. Pensando nisso, a TOTHBE, oferece soluções inovadoras para transformar o código em um treinamento animado e gamificado, que pode ser integrado ao processo de onboarding e em programas de desenvolvimento contínuo. O método de aprendizagem utilizado não apenas educa, mas também engaja os colaboradores e parceiros de negócios, garantindo a conformidade e a segurança jurídica da sua empresa.

Além disso, a TothBe entrega o treinamento com a identidade visual da sua empresa, fortalecendo, além do sentimento de dono, o senso de pertencimento da sua equipe.

Fale com a gente e venha entender como tudo isso acontece!

contato@tothbe.com.br

 
 

Compartilhe esse post

Veja outros posts:

Contrate os nossos treinamentos e amplie os horizontes da sua empresa.

Gostaria de conhecer nossas soluções em treinamentos corporativos? Preencha o formulário e nós entraremos em contato.

Av. Paulista 807 - São Paulo, SP - 01311-100
Telefone: (11) 5199-1707 / Celular: (11) 99999-6681
Email: ​contato@tothbe.com.br

Formulário:

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Como podemos te ajudar?