Visualizações 51

Janeiro Branco – Saúde mental e felicidade no trabalho

Já no início de cada ano, o “Janeiro Branco” nos convida a refletir sobre “saúde mental”. Em um mundo onde a busca pelo equilíbrio emocional é cada vez mais necessária é preciso levar a discussão para os ambientes profissionais. Afinal, mentes saudáveis refletem organizações igualmente saudáveis.

No livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, o autor Shawn Achor destaca a importância da felicidade no trabalho, ressaltando que equipes positivas são mais produtivas e criativas e, podemos dizer, que são também mais saudáveis. Então, a partir desse princípio, é fácil constatar que um ambiente de trabalho positivo é solo fértil para o desenvolvimento de talentos e, consequentemente, para o sucesso das empresas.

Trabalho, Felicidade e Saúde mental podem caminhar juntos?

Não só podem como devem! 

Realizar um trabalho que combina com o que você acredita, gosta de fazer e sabe fazer bem, e equilibrar tudo isso com a sua vida pessoal, é a fórmula certa para se sentir feliz e satisfeito na vida profissional e afastar eventuais problemas de saúde, que possam derivar de um cotidiano estressantes.

Como buscar o bem-estar no trabalho

O ambiente corporativo é onde passamos grande parte do nosso tempo. Todavia, o desafio é tornar o local onde passamos tantas horas em um ambiente mais positivo e gratificante. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença! Certamente, o bem-estar no trabalho requer, principalmente:

Comunicação Empática

Ao falar de felicidade no trabalho, não podemos ignorar a importância da comunicação empática e assertiva. A abertura ao diálogo será sempre indispensável para criar uma cultura organizacional saudável e sincronizada! 

Feedbacks preciosos

A forma como interagimos no trabalho acaba por emoldurar a nossa própria imagem. Nesse sentido, ao sermos receptivos e apoiadores, aumentam as nossas chances de obtermos os melhores resultados, que seja individualmente ou em equipe. Nessa linha de compreensão, é absolutamente salutar que os feedbacks sejam construtivos e baseados em fatos (sem pré-julgamentos), buscando soluções oportunas e adequadas, baseadas na troca de experiências e no apoio recíproco.

Portanto, o feedback deve ter por alvo orientar para melhorar o que precisa ser melhorado. Por outro lado, quando essa poderosa ferramenta é usada para machucar ou diminuir uma pessoa, muito provavelmente com o tempo, poderá lhe retirar o brilho nos olhos, a motivação e a autoestima. 

Impactos na Saúde Mental: Consequências do Descuido

O comprometimento da saúde mental dos colaboradores não apenas os afeta, como também influencia diretamente na saúde organizacional. A depressão, a síndrome de Burnout (conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”) e o assédio são causas significativas de afastamento do trabalho. Cada caso,  frequentemente representa não apenas prejuízo ao colaborador, aos seus pares, subordinados e familiares, mas igualmente são capazes de prejudicar o crescimento de uma empresa, comprometendo as suas metas e objetivos organizacionais.

Ao contrário disso, as estatísticas apontam que colaboradores com boa saúde mental são mais comprometidos e produtivos, enquanto ambientes tóxicos levam à pouca produtividade, absenteísmo, altos índices de rotatividade, deterioração do clima organizacional e afastamentos por doenças ou acidentes de trabalho.

Investindo em Programas de Bem-Estar e Saúde Mental no Trabalho

Para promover a saúde mental, é necessário investir em programas de bem-estar, oferecer suporte psicológico e criar políticas internas que combatam o estigma associado às questões mentais.

Líderes capacitados a lidar com a complexidade emocional de suas equipes são cruciais para o sucesso organizacional.

Nesse sentido, iniciativas como treinamentos de conscientização sobre inteligência emocional e Comunicação Não Violenta (CNV), Prevenção ao Assédio, além de espaços de diálogo e programas de reconhecimento são ferramentas muito valiosas na construção de uma cultura que valoriza a saúde mental e a felicidade no trabalho.

Do mesmo modo, adotar ferramentas de medição da satisfação e felicidade no trabalho também é crucial para as empresas. Essas ferramentas proporcionam insights valiosos sobre o clima organizacional, permitindo, por conseguinte, a identificação de áreas de melhoria.

Transformando a Cultura Organizacional para o Bem-Estar dos Colaboradores

Definitivamente, o “Janeiro Branco” não é apenas um mês de conscientização, mas uma oportunidade de começar a transformar a cultura empresarial. Ao adotar práticas que promovem mentes saudáveis, as empresas não apenas prosperam, mas também contribuem para uma sociedade mais consciente e compassiva.

Como a TothBe pode ajudar a sua Empresa?

Conheça os nossos treinamentos sobre “Comunicação Não Violenta – CNV” e sobre “Prevenção ao Assédio e Discriminação no Trabalho”. Além disso, aguarde o treinamento sobre “Saúde mental no Trabalho” que será lançado em breve!  

Nos contate pelo e-mail contato@tothbe.com.br se quiser saber mais.

Vem com a TothBe!

 
 
 
 
 

Compartilhe esse post

Veja outros posts:

Contrate os nossos treinamentos e amplie os horizontes da sua empresa.

Gostaria de conhecer nossas soluções em treinamentos corporativos? Preencha o formulário e nós entraremos em contato.

Av. Paulista 807 - São Paulo, SP - 01311-100
Telefone: (11) 5199-1707 / Celular: (11) 99999-6681
Email: ​contato@tothbe.com.br

Formulário:

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Como podemos te ajudar?